Leituras de 2014 - Agosto

Olá, pessoal! Alguém me explica qual é essa “sorte”, por assim dizer, em ganhar livros em sorteios? Já foi Manfelos, de Rafael Souza, Filho da Terra, de Josy Stoque, Possuída, de Vanessa Bosso, a Trilogia das Cartas, de Bianca Carvalho… E falando em cartas, hoje vou falar de mais dois livros que li durante o mês de agosto: Jardim de Escuridão e Kassan.

Capa por André Siqueira
E o que a palavra cartas tem a ver com minhas opiniões? Tudo! Afinal Jardim de Escuridão é o primeiro volume da Trilogia das Cartas, de Bianca Carvalho. E, como mencionei a cima, eu ganhei a série completa! Levei um tempo para começar a leitura e até para terminar (aff!). O livro conta a história de Faith Connor, uma jovem adulta que perdeu muito na vida: pais, o marido, o filho que esperava e a avó, Lolla, que deixou uma surpresa para suas netas. Cartas. São três cartas destinadas a ela, sua irmã Cailey e a prima Tatianna. Na carta de Faith, a avó pede para que ela leve uma flor a sua lápide, no cemitério, e lá, a protagonista tem uma visão. Bem, a moça é dona de um dom capaz de compreender as flores e, através delas, pode prever algumas coisas. Enfim… lá, Faith conhece Rowan, e daí em diante um romance começa a se formar.
Na minha humilde opinião, achei que a relação deles foi um tanto quanto rápida demais. Não estávamos nem no meio do livro e eles já diziam que se amavam, mas ok. A história gira em torno do amor entre eles, trama policial e um toque de magia. Neste primeiro livro, não consegui me conectar totalmente a história, porém isso não quer dizer que seja ruim; muito pelo contrário. Talvez seja por eu não ser familiarizado com literatura policial. Alguns fatos transcorrem rápidos e, no final, temos uma reviravolta que nos faz pensar: O quê? Como assim? Para quem gosta do gênero, recomendo!

Capa por André Siqueira
Na Semana do Livro Nacional, que aconteceu em agosto, conheci a querida Paula Vendramini, autora da série Devoy. Eu já tinha o primeiro livro, Kassan, em formato ebook, entretanto não tinha parado para lê-lo ainda. E quando descobri que ela era a autora e que estava mais perto de mim do que imaginei, quase surtei, hehe. Trocamos ideias e livros. Li o dela em três dias (é curto e a leitura flui).
Em Kassan, conhecemos Celebriant, uma jovem que nasceu em uma família de poderes da morte e destruição: o Kassan. Entretanto, ela teve o azar (?) de nascer com o poder de intuição já desenvolvido: Intueri. Ao longo dos anos, para alegria de sua família, ela desenvolve o poder da família e é prometida a se casar com um jovem rapaz de uma das famílias mais poderosas de seu mundo (algo que ela não deseja de forma alguma). Todavia, seu poder secundário passa a atormentá-la com imagens até então estranhas e ela se vê perdida. O que fazer? Para onde seguir? Qual caminho tomar? São com essas questões que nós, leitores, nos deparamos e é pelos quais seremos seguidos.
Kassan discorre rápido, flui, é cheio de ação e com pitadas de mistério. Devo observar que a autora, pelo que pude ver, gosta de ver sua protagonista ser torturada psicologicamente (e eu amei isso! Haha). A Paula conseguiu me prender nesta narrativa e estou curiosíssimo para desvendar os mistérios do livro dois: Intueri. Espero ver mais sofrimento, ok? Para quem gosta de ficção fantástica: recomendadíssimo!

Share:

0 comentários