Leituras de 2014 - Junho

Olá, pessoal, tudo bem?

Como parte da lenta atualização do blog, hoje eu vim lhes apresentar minhas leituras do mês de junho. Foram apenas dois livros, e dessa vez nenhum nacional. Pois é, quebrei a promessa de ler pelo menos um nacional por mês, seja conto ou livro (se vocês não sabiam, eu prometera a mim mesmo que pelo menos alguma coisa de autores brasileiros eu leria). Enfim, vamos lá…

Eu praticamente me arrastei desde final de maio ao meio de junho lendo Diários do Vampiro – O Retorno: Almas Sombrias, de L.J. Smith, sexto volume da série (que já tá gigante). Não porque o livro é ruim, mas por outros fatores que me impediam de sentar e ler (e, ok, metade da história é meio parada mesmo). No entanto, podemos dizer que o livro é melhor que seu anterior, Anoitecer. Já ouvi comentários de que esse é o melhor da série, mas não confio nestas pessoas (Hehe). Os pontos de vista se alternam principalmente entre Elena e Damon, que acabam revelando um romance mais intenso, digamos assim, do que apenas aquela coisa de ele a querer como Princesa das Trevas. E falando em trevas… Eles e as meninas, Bonnie (que gosto muito, mas que poderia ter um papel maior e fundamental) e Meredith (pqp, essa é racional ao extremo), viajam à Dimensão das Trevas, que é uma espécie de purgatório. Lá todos se encontram em perigo e, ao menor deslize, podem perder a chance que têm de salvar Stefan de sua prisão, a Shi no Shi. Gostei de alguns personagens novos, e principalmente das múltiplas personalidades de Damon. E o final? Tá, devo dizer que fiquei curioso com os segredos a serem revelados em Meia-Noite.

Outro livro que li, em dez dias mais exatamente, e que me fez surtar foi Prince of Thorns, de Mark Lawrence. Honório Jorg Ancrath, nosso protagonista mais filho da mãe do mundo literário, perdeu a mãe e o irmão William em uma noite. Abandonado entre espinhos de roseira-brava, não conseguiu se livrar e sentiu cada canto de seu corpo ser perfurado. Depois de ser salvo e sobreviver, o que ele mais quer? Vingança. Mas não apenas isso. Ele quer ser idolatrado, dominar todas as terras e reinos. E para isso precisa se tornar Imperador e unificar todos os reinos e acabar com a Guerra Centenária. E não medirá esforços e sacrifícios para alcançar seus objetivos, seja com ajuda de alguém ou atravessando todo e qualquer um que se imponha em seu caminho com sua espada. Jorg é o tipo de personagem que não mede escrúpulos, que faz qualquer coisa (principalmente quando está com raiva) para ter o que quer – e para se sentir melhor também. O vemos em uma trilha guiada, em um tabuleiro. E ele está jogando. E aposta o que tem, sem medo. Porém, ele está agarrado a uma rede de segredos que nem mesmo ele consegue acreditar.
Devo dizer que gostei muito do cenário construído por Lawrence. Não estamos em uma terra medieval comum, há muito mais por trás do pano de fundos do que simples reinos e pântanos; há segredos e mistérios que me fez ficar ainda mais curioso por este mundo. E, como não sou bobo, já iniciei a leitura de King of Thorns, continuação e segundo volume da Trilogia dos Espinhos, lançada pela editora Darkside. Antes de finalizar: que edição maravilhosa! PQP (pena que é cara pra dedéu, mas vale a pena, pelo menos pra mim, haha).

Espero que tenham gostado, e no próximo mês trago as leituras de julho!

Abraços,
Elton Moraes

Share:

0 comentários